Apostilas Encceja 2023

Um bom desempenho no ENCCEJA - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - proporciona um certificado de conclusão dos estudos com o mesmo valor de um diploma adquirido em uma escola de ensino regular. Por isso, pensando no máximo aproveitamento dos seus estudos, as Apostilas Encceja foram especialmente elaboradas para apoiar a sua preparação na busca pela certificação do Ensino Fundamental e Ensino Fundamental

Estude com o que a de melhor em Apostilas ENCCEJA 2023.

Material de estudos impresso e pdf download As Apostilas ENCCEJA 2023 foram elaboradas com um conteúdo atualizado e de acordo com o edital, tornando seu aprendizado mais organizado e focado.

Composta por um conteúdo didático e atualizado, a Apostila ENCCEJA 2023 está organizada conforme o conteúdo programático. que auxiliarão no entendimento da parte teórica e, ainda, diversos bônus (ver na descrição de cada apostila).

Elaboradas por professores especialistas em cada uma das matérias do edital, as Apostilas ENCCEJA 2023 proporcionarão uma preparação completa.


Informações sobre as inscrições do Encceja 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Justificativa de ausência – De 3 a 14 de abril, os participantes que faltaram às provas do Encceja 2022 poderão justificar ausência no exame. A justificativa dos inscritos que não compareceram à realização das provas do Encceja 2022 é obrigatória caso queiram se inscrever gratuitamente na edição de 2023.

O participante que não justificar sua ausência no Encceja 2022 ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

Inscrições – Os interessados em participar do exame poderão se inscrever de 22 de maio a 2 de junho. Durante o mesmo período, os atendimentos especializados deverão ser solicitados. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

Neste ano, o exame contará com novidades:

  • Inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual.
  • Correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista.
  • Laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise.
  • Participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Confira o cronograma do exame:

Justificativa de ausência no Encceja 2022 Justificativa de ausência 3 a 14 de abril
Resultado  24 de abril 
Recurso  24 a 28 de abril 
Resultado do recurso  2 de maio 
Inscrição   22 de maio a 2 de junho 
Atendimento especializado e Tratamento pelo nome social Solicitação  22 de maio a 2 de junho 
Resultado  12 de junho 
Recurso  12 a 16 de junho 
Resultado do recurso  19 de junho 
Aplicação Ensino fundamental e médio  27 de agosto 

Encceja – O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado, pela primeira vez, em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Confira o Edital n.º 19
Saiba mais sobre o Encceja