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Matérias da Apostila
Compreensão e interpretação de texto. Vocabulário. Tipologia e gêneros textuais. A língua e suas modalidades. Elementos da obra literária. Estilo, gêneros literários. Alguns elementos constitutivos do texto: discurso direto, indireto, indireto livre (ou semi-indireto). Intertextualidade. Coesão e coerência. Figuras de Linguagem (figuras de palavras, figuras de construção e figuras de pensamento). Neologismo. Funções da Linguagem: (Fática, Conativa (ou apelativa), Poética, Referencial (informativa ou cognitiva), Emotiva (ou expressiva), Metalinguística). Fonologia e Fonética: fonemas, classificação de fonemas, encontros vocálicos (ditongo, hiato, tritongo). Encontro consonantal, dígrafos. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas
(monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas). Classificação das palavras quanto ao acento tônico (oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas). Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Ortografia. Classe de palavras (estrutura, formação, flexões, emprego e morfossintaxe): substantivo, adjetivo, verbo, pronome, artigo, numeral, advérbio, preposição, conjunção, interjeição. Frase, oração, período simples e composto: coordenação e subordinação. Pontuação. Significação das palavras: sinonímia, antonímia, homonímia, homógrafos, homófonos, homônimos perfeitos, paronímia, polissemia, hiperonímia, hiponímia, denotação e conotação. Concordância nominal, concordância verbal, regência verbal e regência nominal. Colocação pronominal. Termos essenciais da oração: sujeito (tipos), predicado (tipos), predicativo do sujeito e do objeto. Verbo de ligação, predicativo do sujeito e do objeto. Termos integrantes da oração: objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva.
Termos acessórios da oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo. Emprego e omissão do hífen. Uso de há (verbo) e a (preposição). Uso de onde e aonde. Uso dos porquês. Uso dos pronomes este, esse, aquele (isto, isso, aquele). Versificação: estrofe, verso, rima, soneto, divisão poética. Literatura Brasileira (periodização: início e término de cada período – ano, acontecimento e autor – características, representantes e obras de cada movimento). Foco narrativo: narrador-personagem, narrador-protagonista, narrador-testemunha, narrador-onisciente, narrador-observador
LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – nº 9.394/20/12/1996. PNE – Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005, de 2014. Constituição Federal – Da Educação, Capítulo III, Seção I. ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 1990. Diretrizes Curriculares para a Educação Especial na Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 6/2010. Lei Complementar
Municipal nº 040, de 5 de outubro de 1992 (atualizada) – Arts. 163 e 164. Lei Municipal nº 9.626, de 22 de outubro de 2007 e suas alterações. Parecer CNE/CEB n.º 17/2001. Base Nacional Comum Curricular. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Plano Municipal de Educação para o decênio 2015/2025 – Lei nº 12.209/2015. Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica – Decreto nº 11.079/2022. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil – vol. 1 a 3. Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 10.1 – Pluralidade Cultural. Sistemas de comunicação verbal e não-verbal. Alfabetização e Letramento. Aquisição e usos da língua escrita. Construção do conhecimento. Psicologia genética: desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança e suas implicações prático-pedagógicas. O desenvolvimento da criança nos aspectos: intelectuais, sociais e emocionais. Desenvolvimento e Aprendizagem. Modelagem matemática. Literatura Infantil. Primeiros socorros. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos
Humanos. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Saberes e Práticas da Inclusão – Educação Infantil. Saberes e Práticas da Inclusão – Ensino Fundamental. Série Educação Inclusiva – Referências para Construção dos Sistemas Educacionais Inclusivos. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar.
Em Sintese as principais informações do concurso são :
o Edital da Prefeitura de Uberlândia oferta 1 vaga para o cargo de Professor de Educação Infantil e 1º ao 5º Ano com remuneração mensal no valor R$ 2.369,52 Os interessados em participar do Processo Seletivo, podem se inscrever de forma eletrônica no período de 8 a 28 de julho de 2022, por meio do site da empresa MS Concursos. O pagamento da taxa no valor entre R$ 18,80 a R$ 37,61, deve ser efetuado até o dia 29 de julho de 2022. Entretanto, os candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital, poderão solicitar a isenção até o dia 12 de julho de 2022.
A aplicação de prova objetiva, esta prevista para o dia 28 de agosto de 2022. A prova terá duração máxima de três horas e consistirá em questões que envolvem as disciplinas de língua portuguesa, matemática, legislação e conhecimentos específicos.
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